Arquivo Responsabilidade Ambiental - Frisa

Responsabilidade Ambiental

Futuro mais sustentável

Somos responsáveis por um futuro mais sustentável. Assumimos nossa responsabilidade ambiental através de um conjunto de atitudes, individuais e coletivas, voltadas para o desenvolvimento sustentável do planeta. Nosso objetivo é que essas atitudes façam parte de um crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente e à consequente preservação dos recursos naturais para as atuais e futuras gerações.

Conheça algumas dessas ações:

– PROJETO VERA
O projeto VERA (Vapor, Energia, Refrigeração e Água) tem como principal objetivo a utilização consciente dos recursos descritos pelo próprio nome do projeto. A iniciativa nasceu na unidade Frisa® Nanuque (MG) e posteriormente foi implantada nas demais unidades – Colatina (ES), Teixeira de Freitas (BA) e Niterói (RJ) – para potencializar a ação dos colaboradores em prol do meio ambiente.

– REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA
Para contribuir para a preservação do meio ambiente e a conservação da água, implantamos um projeto de reutilização da água.
Essa ação minimiza o impacto no meio ambiente, já que é uma forma de reutilizar a água, um bem precioso e finito. Além disso, economizamos energia e evitamos o desperdício de produtos químicos utilizados no tratamento da água.

– TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS E SÓLIDOS
Os resíduos vindos da produção frigorífica e industrial são adequadamente tratados em lagoas anaeróbicas, respeitando todas as normas ambientais que garantem a preservação do ambiente em que estamos inseridos. Nesse processo, também ocorre a separação dos resíduos sólidos, que são recolhidos por empresas habilitadas pelos órgãos competentes a transportá-los.

– MADEIRA DE REFLORESTAMENTO E BIOMASSA
Toda madeira utilizada nas fornalhas para geração de vapor tem origem no reflorestamento (eucalipto). Além da madeira, outro fator que contribui para a redução do impacto ambiental é a utilização da biomassa para o aquecimento das caldeiras.

– REDUÇÃO DA EMISSÃO DE PARTÍCULAS POLUENTES
Nossa frota de caminhões é abastecida com Diesel S-10, que possui menos partículas de enxofre, substância prejudicial ao ar, à saúde das pessoas e dos animais, além de ser menos poluente que o Diesel S-50, principalmente em relação à emissão de materiais particulados.